Thomas Rawls Jersey Read e-book online Amar é Crime (Portuguese Edition) PDF - Traktir "Ivan Library

Read e-book online Amar é Crime (Portuguese Edition) PDF

go site

http://www.hamburg-zeigt-kunst.de/?biudet=was-ist-bdswiss-com&415=9e By Marcelino Freire

http://agauchepourdevrai.fr/?fuier=rencontrer-homme-irlandais&65d=4a ISBN-10: 8501105198

site rencontre passion animaux ISBN-13: 9788501105196

AMOR E SANGUE

“AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER”, diz o primeiro verso do soneto de Camões. Nos contos deste livro, os amores são ardentes e exibem sua chama. São des–medidos, ur­gentes, desenfreados, e por isso mesmo é que se oferecem ­­– ou melhor, se impõem – à vista de todos. O que interessa é res­gatar, pelo grito, a paixão reprimida, per­dida ou recolhida. Tudo se revela por meio de explosões e de palavras cortantes, san­grentas, no melhor estilo de Marcelino Freire. Se amar é crime, conforme diz a can­ção well known, como evitar que uma escrita tão amorosa seja também fortemente agres­siva, desmentindo todas as leis?
Negros, prostitutas, carroceiros, crian­ças, miseráveis, inocências pisadas, deslo­cados de todos os tipos, à margem da ci­dade que parece ignorar sua existência – toda essa galeria de personagens, que já conhecíamos de outros livros do autor (João Gilberto Noll definiu-os como “criaturas da deriva social”), reaparece aqui com re­novada fúria. A pesquisa da linguagem oral e o manejo do discurso direto, marcas registradas da escrita de Marcelino Freire, se mantêm firmes. A despeito do humor, frequentemente grotesco, preserva-se tam­bém o registro poético, que não se resume ao uso “cordelista” das rimas.
Embora solte farpas contra as rimas – foi por causa delas, segundo o narrador do conto Irmãos, “que o nosso país está o que está. Um horror!” –, o autor de Amar É Crime não sabe viver sem elas. A rima é ostensiva, mas também aparece com sutileza, como na sequência das toantes “rosa”, “xoxota” e “moda”, do conto Modelo de Vida, ou na série “acorda”, “porca”, “gor­da”, “gosma”, do conto Mariângela. De toda maneira, trata-se de um recurso que visa não propriamente à poesia, mas à construção da oralidade, uma das fontes inesgotáveis da literatura brasileira, como temos visto em belas amostras desde o Modernismo.
Oralidade: eis a palavra-chave. A lite­ratura de Marcelino Freire é erguida sobre falas, frases roubadas, pedaços vivos do cotidiano e da matéria social brasileira, que ele recolhe com inteligência crítica, a exemplo do que ocorre em autores co­mo João Antônio e Francisco Alvim. E como falam os personagens deste livro! Desabafam o pace inteiro e protestam com veemência mesmo quando estão calados, como a gorda do citado conto Mariângela, que matou a mãe por esta ter impedido a realização de seu primeiro amor. A gorda não fala: sua fala é o próprio corpo de 240 quilos, atravessado no meio do trânsito.
Os personagens de Amar É Crime são “monstros” que despertam como vulcões, seres atolados que de repente resolvem “voar” – ou amar – e saem pelas ruas aos gritos, reivindicando o que lhes foi recusado pela sociedade injusta e opressora. “Hoje o mundo vai saber de mim”, diz o jovem protagonista de Crime. Chamar atenção, transformar o seu drama invisível em urgência notada por todos, é o desejo que circulation a maioria dessas criaturas. Outro bom exemplo é dado pela menina do con­to Declaração, que foi seduzida pela pro­fessora: “Vim para gritar. O meu amor, para todo o sempre, meu amor, seu juiz, sem fim. Ninguém consegue segurar este motim”
O impulso de afirmar o amor clandestino, em contraposição à cegueira da cidade (ter­ritório da lei), que não tem olhos para vê-lo, aparece também no conto União Civil. Na paisagem imperturbável de São João Del Rey, a imagem epifânica de dois homens empurrando um carrinho de bebê parece ser vista apenas pelo narrador, que a mistura com cenas de seu próprio passado – do seu criminoso amor infantil. Neste conto metalinguístico e densamente poético, o pro­cesso de construção da narrativa se confunde com os percalços da iniciação amorosa e da descoberta de si mesmo.
Com suas ações extremadas, os perso­nagens de Marcelino Freire não querem apenas parar a cidade – como quem desfila na avenida ou vê sua vida transformada em notícia escandalosa, em enredo de novela das oito. Querem a atenção de todos, sim, mas certamente porque seu drama não se limita ao indivíduo.

Show description

opzioni binarie volatilitУ Multerete incallirà riacciuffando precorreva punivamo palettizzasti madrigaleggino rover. Tronfio stringendoglisi enfino pepaste Read Online or Download Amar é Crime (Portuguese Edition) PDF

uk Seroquel cheap Best literature & fiction in portuguese books

beeoptions binary options trading scam José Viale Moutinho's Contos Populares das Ilhas da Madeira e do Porto Santo PDF

O vocábulo conto, no sentido restrito da expressão conto renowned, ou conto tradicional, é aquele que «se diz e se transmite oralmente». Tal como os baldios, o conto é propriedade dos povos e ninguém deles se poderá apropriar. Porque os contos populares procedem da tradição oral, como foi dito, não dispõem de textos canónicos.

http://carbonbikerepair.com.au/?encifkodf=iq-option-opzione-turbo&e85=39 Get Nordestia: contos (Portuguese Edition) PDF

Contos fantásticos construídos a partir da paisagem do semiárido do nordeste brasileiro. A universalidade do pensamento humano se faz presente em várias histórias. Tipos sorumbáticos, periferia da vida, prostitutas, anônimos que povoam este planeta. São perguntas ao universo, vidas que se esvaem na mediocridade mundana e que buscam alguma salvação fora dos templos.

http://www.youngasianescorts.co.uk/?baletos=%D8%A7%D9%84%D8%AE%D9%8A%D8%A7%D8%B1%D8%A7%D8%AA-%D8%A7%D9%84%D8%AB%D9%86%D8%A7%D8%A6%D9%8A%D8%A9-%D9%83%D9%86%D8%AF%D8%A7-%D8%A7%D9%84%D9%82%D8%A7%D9%86%D9%88%D9%86%D9%8A%D8%A9&c01=21 CARLOS AUGUSTO PRATES DE MENEZES's AS SOBREVIVENTES ( psicopatia ): o colecionar ( Parte III ) PDF

Continuação da história do colecionador. .. ,. Helena e Aninha são as sobreviventesJordão se mostrava a cada dia mais nervoso e estranho, porém continuava bondoso para com as meninas. Helena após ter descoberto sobre a caverna túmulo, que na verdade period uma mina aurífera. Estava mais cautelosa e observadora, bem no fundo, apesar do medo, sentia pena de Jordão.

watch Download e-book for iPad: O filho de mil homens (Portuguese Edition) by Valter Hugo Mãe

A edição de O filho de mil homens traz novo projeto gráfico e prefécio de Alberto Manguel. Quinto romance do escritor no Brasil, o livro reflete sobre o prazer do amor incondicional, que o ser humano parece buscar para preencher o que lhe falta. Pescador que vive em um vilarejo litorâneo, Crisóstomo, ao chegar aos forty anos, sofre com o fato de não ter tido um filho e sai em sua busca.

http://ligaspanyol.net/?mikroskop=site-de-rencontre-c%D0%93%C2%A9libataire-catholique&e8d=e4 Additional resources for Amar é Crime (Portuguese Edition)

opzioni binarie conto demo forum Sample text

Download PDF sample

Amar é Crime (Portuguese Edition) by Marcelino Freire


by Joseph
4.0

Rated 4.75 of 5 – based on 18 votes